sexta-feira, 6 de março de 2009

Para além da moral

Eu sei que não tenho nada que ver com isto. Não sou católica nem quero ser. Quer dizer, sou católica porque sou baptizada, mas ninguém me perguntou se queria ser católica, por isso não conta.
Não me interessa a opinião da Igreja sobre o sexo, o casamento, o divórcio, o aborto... penso que quem é católico que se intenda.
Mas ao ler estas notícias não posso deixar de ficar chocada: "Um arcebispo brasileiro pediu a excomunhão dos familiares de uma menina de nove anos que realizou um aborto após ter sido violada, bem como a excomunhão dos médicos e enfermeiros envolvidos no acto. (...)No entanto, os médicos que acompanharam o caso garantiram que a menina não estaria suficientemente desenvolvida para aguentar uma gravidez de gémeos, estando em risco a vida da criança "
A Igreja sempre falhou no apoio às suas "ovelhas". Até durante a guerra dos Balcãs, quando a violação foi usada massivamente como arma de guerra contra mulheres muçulmanas e cristãs, a Igreja falhou. Enquanto as hierarquias islâmicas, apesar de defenderem uma moral sexual restrita, souberam apoiar as suas seguidoras vítimas de violência sexual, a Igreja manteve a sua postura moral, sem qualquer ligação com a realidade.
Fico feliz de não precisar de acreditar em "qualquer coisa superior" nem de ter de obedecer a uma instituição tão desprezível como a Igreja católica.

4 comentários:

EU disse...

Isto agora é um hábito vir aqui comentar no teu blog.
Quanto a mim, (re)inventa-se uma nova frase:
"faz o que te digo não faças o que faço"
Quantos de nós já não ouvimos e alguns virão até padres com filhos!! quantos já soubemos pelas notícias que abusaram e bem de menores!! quantos ainda já disseram a senhoras casadas que deveriam aguentar os maus tratos dos maridos!!!
Falar é muito fácil, fazer correcto é muito mais dificil sobretudo para uma instituição que tem tantos mas tantos telhados de vidro, sendo o maior deles a inquisição.

EU disse...

Virão, não, VIRAM

Anónimo disse...

E eu fico feliz por ti!

Piston disse...

Subscrevo.