quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

2009: Resoluções falhadas III

Cozinhar. Comer em casa.
Mais uma vez a dita crise que nos assombra desde o final do ano passado. Comer mais em casa poupa dinheiro.
A epidemia do saudavelzinho. Cozinhar é mais saudável do que comer fora: menos molhos, menos sal, ingredientes mais frescos, menos pão branco.
1º incidente: Carne picada em promoção no supermercado. Chili com carne. Ingredientes todos adulterados: tomate aos pedaços em vez de molho de tomate; feijão branco em vez de vermelho. Era o que havia. Deixar cozinhar em lume brando durante 40min: tapei o tacho, baixei o lume, fui-me embora que o fogão é de placa eléctrica e 40min é muito tempo. Nos entretantos: enganei-me no botão, deixei o disco que estava a usar no máximo e liguei sem sequer um segundo disco, este sim em lume brando apesar de não estar a ser utilizado. Resultado: metade do chili pegado ao fundo, a panela da minha colega de casa completamente desgraçada e um cheiro a queimado pelo apartamento todo.
2º incidente: Isto de ser mesmo saudável implica comer peixe. Truta arco-íris assada no forno. Daquelas que vêm inteiras e não às postas. Dar uns golpes no peixe para ele assar melhor. E conseguir? Nem com a faca japonesa aqui da cozinha. O raio do bicho tinha a pele grossa e gelatinosa. Um nojo. Fiquei logo agoniada. Resolvi remediar o almoço com uma tosta mista e, apesar da truta já estar a assar, deixá-la para o jantar. O jantar de há dois dias... Continuo enojada só de pensar na pele gelatinosa, não consigo comer aquilo, mas também me sinto mal de deitar tanta comida fora. E ainda tenho outra no congelador. Raios partam!
Conclusão: as boas intenções foram-se. Dei-me por vencida. Já vou no meu terceiro hamburguer da semana. Com batatas fritas.

3 comentários:

KoHouTak disse...

Vários erros susaninha! Vários!
Foste com muita sede ao pote!

Primeiro, Cozinhar é uma arte! Implica tempo para dedicar e carinho para saber juntar os ingredientes no momento certo.
Não podes abandonar o cozinhado! Como achas que ele se sente?!

Depois tens que começar por fazer aquilo que sabes ou aquilo para o qual tens receitas especificas. O saber cozinhar de improviso não é para qualquer um!

Finalmente, ter a capacidade de suportar erros e ter paciencia porque ha coisas que vao sair mal...

Anónimo disse...

Josezinho tas feito um homenzinho!!! Bons conselhos sobre cozinha.. :)

Susy, been there done that... i love macdonalds!! ;)

Anónimo disse...

Eu fiz a mesma resoluçao, mas em Maio passado, quando fiquei restabelecida da minha lesao ao joelho (i.e. - ja nao precisava de compensar a falta de desporto com Nutella).

Desde entao, nunca mais comprei Nutella, praticamente nao como fora, mesmo o almoço faço em casa e trago-o para o trabalho, e digo-te foi das melhores coisas que fiz. Ao menos sei o que como, como mais saudavel, mais saboroso, e sinceramente sinto-me melhor. Nao perdi peso, mas olha, sinto-me bem e em forma. Tudo é uma questao de paciência.

Um conselho: faz coisas simples e faceis que nao demorem muito tempo. Quando te habituares ao ritmo, vais ver que ai sim até vais gostar de improvisar.

Mas pronto o facto de eu nao gostar muito de fast food (tirando kebabs) também ajuda à disciplina. Mas tu és uma grande mulher, tu consegues, raios.

Bjocas do outro lado da Mancha.