segunda-feira, 25 de outubro de 2010

À CP

Tenho uma sugestão para os senhores da CP - aqueles que ganham ordenados altos e bónus por gerirem uma empresa que só dá prejuízo. A bem dizer, eu tenho várias sugestões, tipo a compra de bilhetes online funcionar de facto ou haver desconto de cartão jovem no multibanco e tal.
Mas há uma coisa que eu gostava mesmo mesmo que passasse a existir nos comboios: uma espécie de carruagens temáticas. A coisa talvez seja pouco praticável no Alfa Pendular, nas no IC seria perfeito.
Da mesma forma que no período pré-socrático, havia carruagens de fumadores de não fumadores, podiam existir carruagens para diferentes públicos.
A carruagem para pessoas que querem dormir, onde seria proibido barulho, inclusivamente o uso de telemóveis com som.
A carruagem para pessoas acompanhadas por crianças até aos 10 anos, onde elas podiam correr, gritar, espernear e afins, sem incomodar os demais. Os bancos até podiam ser coloridos e tudo patrocinado pela Disney ou o Panda TV.
A carruagem para jovens que viajam em grupo, falam alto e usam calão em 90% da linguagem.
A carruagem dos velhinhos que carregam a bagagem toda em sacos de plástico que amarfanham ruidosamente durante a viagem completa. Não largam os saquinhos de plásticos, não vá um gatuno roubar-lhes os naperons que bordaram para a prima que vive em Lisboa e nunca pode ir à terra. Que isso agora é uma malandragem que não se pode. Também são estes velhinhos que trazem sempre a bucha que comem alegremente com a boca aberta, porque os ouvidos também comem e não há nada que dê mais gosto à comidinha que o barulho que se faz a mastigar. É curioso como TODOS os velhinhos levam SEMPRE o lanchinho (embrulhado no saco de plástico, lá está). É como se tivessem medo que numa viagem de duas horas lhe dê uma fome tal que os corroa por dentro até desaparecerem, qual combustão espontânea.
Assim, quando uma pessoal normal fosse comprar um bilhete, pedia para a carruagem das dormidas. Ao que o senhor vendedor dizia "xiiiiii, ao tempo que isso esgotou. Agora já só tenho para a carruagem dos velhinhos ou das crianças. Qual quer?"
Primeira classe, senhor, primeira classe.

3 comentários:

headache disse...

Isso também se deveria aplicar a uma empresa muito maior e que até dá lucro: a NS, aqui na Holanda.

Isabel disse...

O pior é que não são só os velhinhos que levam a bucha. Muitos jovens levam a bucha, comem de boca escancarrada ruidosamente e ainda falam ao telemovel ao mesmo tempo, o que provoca som e imagem ...

Dina disse...

[obrigada pelo teu comentário... respondi-te por lá...] bjinhos